A questão do diluvio poderia geralmente se considerada apenas um evento qualquer da história bíblica que deveria ser provado.
Por outro lado, a teoria do diluvio tem sido usada em complemento de teorias criacionistas bíblicas para explicar fenomenos terrestres.
Assim o sendo ignorar este evento (e outros que serão citaveis) para deixar como uma questão a parte é incoveniente.
Pois bem.
Acerca da narração bíblia do diluvio e de passagem complementares acerta dele, temos 3 interpretações basicas:
- A primeira é a de que simplesmente não houve diluvio, qualquer que seja. Naturalmente, esse é um pensamento tipico do ateísmo
- A segunda é a de que o diluvio, tal como narrado na bíblia, foi um diluvio parcial, de modo que nem todo o mundo foi coberto de aguas, e que isso se encaixa com a narração bíblica
- O terceiro pensamento é de que o diluvio foi total ocorrendo de forma a cobrir todo o mundo.
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Essas narrações são muito importantes. O terceiro pensamento é usado frequentemente em oposição a teorias de glaciação da terra, para explicar porque há varios fósseis enterrados em varias camadas, e para exterminio de algumas espécies as vezes. Numa versão mais catastrófica do diluvio, ele poderia, segundo uns, ter até causado mudanças sismicas, vulcões explodindo afetando toda a estrutura terrestre, competindo com a teoria da deriva dos continentes. Essa teoria em particular é muito criticada pela sua coerencia com a quantidade de agua necessaria para o diluvio, e a vinda e o reposicionamento de todos os animais, além da aparente dificuldade em caber todos os animais na arca.
Em oposição, a teoria do diluvio parcial sofre criticas com base na sua coerencia com a narração bíblica.
A alternativa ateísta, em oposição contradiz arqueólogos que alegam terem achado a arca de Noé (veremos outros artigos sobre). Assim, nem esta nem nenhuma alternativa está fora de criticas (em campo biblico e em campo experimental).
Em outros artigos falaremos mais claramente sobre cada posição e teorias completas
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