segunda-feira, 1 de julho de 2013

Um casal pode gerar a humanidade?



Frequentemente tenho de responder essa pergunta.
Como explicar que Adão e Eva geram os brancos e os negros, por exemplo?

Um único casal poderia gerar tal variedade?
A resposta é: sim.



Este casal de morenos tiveram irmãs gemeas, uma de um tom de pele já considerado negro, e outra branca (elas não são gêmeas identicas genéticamente).

Esse é um exemplo apenas, para ilustrar o que pode ocorrer: se Adão e Eva fossem morenos do exato meio termo eles poderiam na PRIMEIRA geração já gerar todos os tons de pele.

Se porém fosse Adão negro e Eva branca, eles gerariam morenos na primeira geração, logo na segunda já seria isto possivel.

Para que fosse de fato impossivel essa variedade seria necessário que fossem puros genéticamente negros ou brancos.



este outro menino negro de olhos azuis nos mostra o quão sérias são as consequencias do isolamento reprodutivo que foi feito para com pessoas da nossa espécie. Os olhos azuis são associados a brancos, mas não há impedimento genético disto.

Na verdade não existem "raças" humanas, existem humanos isolados entre nações, povos, etc que consequentemente ficam mais parecidos entre si do que com outros.

Um unico casal pode gerar sim tal variedade. Eles só precisariam não ser de genética "pura" de lado algum. Não poderiam ambos adão e eva serem de olhos verdes, ou ambos loiros (por serem caracteristicas recessivas), ou ambos contendo apenas genes de uma cor especifica, mas poderiam ser de varias combinações que permitissem a variedade. Se adão e eva tivessem olhos castanhos ou um deles olhos de cor diferente, daria.

Ainda estou falando um tanto leigamente, porque não sei de TODA varaibilidade genética existente no ser humano e as combinações possiveis e as potencialmente prejudiciais.
Porém destaco ainda este fato: essa afirmação, se pode ou não, dentro do caso do tom de pele eu já evidenciei (que é o principal), mas essa afirmação é portanto analisavel, criticavel, falseavel com base em conhecimentos de genética (mais profundos os quais hoje não possuo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário